Parâmetros Curriculares
Caro Professor,
Com o objetivo de facilitar o acesso e a apropriação sobre os Parâmetros Curriculares da Educação Básica de Pernambuco para fins de consulta, estudos e planejamento escolar, a Secretaria de Educação disponibiliza abaixo a versão digitalizada dos referidos documentos.
- Concepções
- Língua Portuguesa (Ensino Fundamental e Ensino Médio)
- Língua Portuguesa (EJA)
- Matemática (Ensino Fundamental e Ensino Médio)
- Matemática (EJA)
- Biologia (EJA)
- Biologia (Ensino Médio)
- Ciências (EJA)
- Ciências (Ensino Fundamental)
- Filosofia e Sociologia (EJA)
- Filosofia e Sociologia (Ensino Médio)
- Física (EJA)
- Física (Ensino Médio)
- Geografia (EJA)
- Geografia (Ensino Fundamental e Ensino Médio)
- História (EJA)
- História (Ensino Fundamental e Ensino Médio)
- Química (EJA)
- Química (Ensino Médio)
- Arte (Ensino Fundamental e Ensino Médio)
- Arte (EJA)
- Educação Física (Ensino Fundamental e Ensino Médio)
- Educação Física (EJA)
- Língua Espanhola (Ensino Fundamental e Ensino Médio)
- Língua Espanhola (EJA)
- Língua Inglesa (Ensino Fundamental e Ensino Médio)
- Língua Inglesa (EJA)
- Ensino Religioso (Ensino Fundamental)
Desejamos uma ótima leitura!
Conteúdos trabalhados por bimestre
Para proporcionar o acesso e consulta para fins de planejamento escolar ao longo dos bimestres letivos, disponibilizamos, em versão digitalizada, os conteúdos a serem trabalhados nos componentes curriculares referentes ao Ensino Fundamental e Médio, em consonância com os Parâmetros Curriculares para a Educação Básica de Pernambuco.
Desejamos um ótimo trabalho!
- Português (Ensino Fundamental Anos Iniciais)
- Matemática (Ensino Fundamental Anos Iniciais)
- Geografia (Ensino Fundamental Anos Iniciais)
- História (Ensino Fundamental Anos Iniciais)
- Artes (Ensino Fundamental Anos Iniciais)
- Educação Física (Ensino Fundamental Anos Iniciais)
- Ensino Religioso (Ensino Fundamental Anos Iniciais)
- Matemática (Ensino Médio)
- Matemática (Ensino Fundamental Anos Finais)
- Português (Ensino Médio)
- Português (Ensino Fundamental Anos Finais)
- Física (Ensino Médio)
- Língua Espanhola (Ensino Médio)
- Sociologia (Ensino Médio)
- Filosofia (Ensino Médio)
- Arte (Ensino Médio)
- Arte (Ensino Fundamental Anos Finais)
- Biologia (Ensino Médio)
- Inglês(Ensino Fundamental Anos Finais)
- Inglês(Ensino Médio)
- História(Ensino Fundamental Anos Finais)
- História(Ensino Médio)
- Geografia (Ensino Fundamental Anos Finais)
- Geografia(Ensino Médio)
- Educação Física(Ensino Fundamental Anos Finais)
- Educação Física(Ensino Médio)
- Ciências(Ensino Fundamental Anos Finais)
- Ciências (Ensino Fundamental Anos Iniciais)
- Química(Ensino Médio)
PARÂMETROS NA SALA DE AULA
Os Parâmetros Curriculares na Sala de Aula são documentos que se articulam com os Parâmetros Curriculares do Estado, possibilitando ao professor conhecer e analisar propostas de atividades que possam contribuir com sua prática docente no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Essas propostas poderão ser exploradas em todos os componentes curriculares da Educação Básica.
- Concepções
- Arte (EFM e EJA)
- Biologia (EJA)
- Biologia (EM)
- Ciências (EFF)
- Ciências (EFI)
- Ciências (EJA1 e EJA2)
- Ciências (EJA3 e EJA4)
- Educação Física (EFM)
- Educação Física (EJA)
- Língua Espanhola (EFM)
- Língua Espanhola (EJA)
- Filosofia (EJA)
- Filosofia (EM)
- Física(EJA)
- Física (EM)
- Geografia (EFM)
- Geografia (EJA)
- História (EFM)
- História (EJA)
- Língua Inglesa (EFM)
- Língua Inglesa (EJA)
- Matemática (EFM)
- Matemática (EJA)
- Língua Portuguesa (EFM)
- Língua Portuguesa (EJA)
- Química (EJA)
- Química (EM)
- Sociologia (EJA)
- Sociologia (EM)
Parâmetros de Formação Docente
Os Parâmetros de Formação Docente foram elaborados a partir dos Parâmetros para Educação Básica do Estado de Pernambuco, de forma complementar, com o intuito de contribuir para a formação docente. Tem por objetivos fortalecer o diálogo da Secretaria de Educação e Esportes do Estado e das secretarias municipais de Educação com as instituições formadoras de professores e orientar a formação continuada realizada no âmbito das próprias secretarias. É mais um documento que pode enriquecer o processo de formação docente, podendo ser utilizado para nortear as formações em todos os espaços, de modo a garantir ao professor uma formação consistente, sintonizada com o mundo atual e qualificada, fortalecendo o processo de ensino e de aprendizagem em Pernambuco. Através deste novo instrumento de apoio, espera-se que formadores e educadores possam ampliar os diálogos, favorecendo uma maior apropriação, articulação e aplicação dos parâmetros em suas diversas dimensões, dentro e fora do âmbito escolar.
Padrões de Desempenho
Os Padrões de Desempenho, avaliados a partir do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco - SAEPE, descrevem o desenvolvimento dos estudantes com base nas habilidades adquiridas e estabelecem as medidas de aprendizagem correspondentes aos limites dos Padrões de Desempenho. Seu principal objetivo se vincula ao fornecimento de informações de valor pedagógico relevantes sobre o desenvolvimento dos estudantes associando-o a um determinado patamar de desempenho, de modo a possibilitar a proposição de metas concretas e tangíveis orientadas para a promoção de uma educação de mais qualidade, que sejam de fácil compreensão pela comunidade escolar e pelo público em geral.
Comentários
Postar um comentário