Exercícios sobre a Sociologia de Durkheim -

Exercícios
sobre a
Sociologia de Durkheim
ATIVIDADES
Retrato
de Durkeim, para a disciplina de Sociologia da Educação Durkheim
1-
Qual a
contribuição de Durkheim para a Sociologia?
Émile Durkheim é apontado como um
de seus primeiros grandes teóricos. Ele e seus colaboradores se esforçaram por
emancipar a sociologia das demais teorias sobre a sociedade e constituí-la como
disciplina rigorosamente científica. Durkheim definiu com precisão o objeto de
estudo da Sociologia, estabeleceu um método para analisar os fenômenos sociais
e escreveu várias obras, dentre elas podemos citar: As regras do método
sociológico; Da Divisão do Trabalho Social; O Suicídio; As Formas Elementares
da Vida Religiosa.
1-
2- Segundo Durkheim, qual é o objeto de estudo
da Sociologia?
Os Fatos Sociais
1-
3- Quais
são as características do Fato Social?
Explique cada uma delas. 1-A primeira
delas é a coerção social, ou seja, a força que os fatos exercem sobre os
indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem,
independentemente, de sua vontade e escolha.
A segunda característica dos
fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os indivíduos independentemente
de sua vontade ou de sua adesão consciente, ou seja, são exteriores aos
indivíduos.
A terceira característica apontada por Durkheim é a
generalidade. É social todo fato que é geral, que se repete em todos os
indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles.
Quais são
as sanções que o indivíduo sofre quando tenta se rebelar contra as normas e
regras sociais?
Explique e exemplifique cada uma delas.
Legais
são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se
estabelece a infração e a penalidade subsequente.
Ex. As multas de trânsito.
Espontâneas seriam as que aflorariam como decorrência de uma conduta não
adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence. Diz
Durkheim, exemplificando este último tipo de sanção: “Se sou industrial, nada
me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas,
se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável.”
5-
A escola é um fato social? Justifique sua resposta. Sim. A Escola é um fato
social. Nela evidencia-se a coerção social que é imposta aos alunos através de
regras e normas sociais. Ela é exterior aos indivíduos, ou seja, não depende de
vontades ou escolhas pessoais para sua existência. Ela se encontra generalizada
por toda sociedade.
6- O que é
o fato social normal e patológico? Dê exemplo para cada um deles. Fato normal é
aquele fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma
determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior
parte da população. Ex. O casamento. Fato Patológico é aquele que se encontra
fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente. Os fatos patológicos,
como as doenças, são considerados transitórios e excepcionais. Exemplo: Uma
taxa elevada de criminalidade.
7-Segundo
Durkheim quais são os procedimentos que o pesquisador deve ter para realizar
uma pesquisa com objetividade científica? A explicação científica exige que o
pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos,
resguardando a objetividade de sua análise. Além disso, é preciso, segundo
Durkheim, que o sociólogo deixe de lado suas prenoções, isto é, seus valores e
sentimentos pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado, pois nada têm
de científico e podem distorcer a realidade dos fatos. Essa postura exige o
não-envolvimento afetivo ou de qualquer outra espécie entre o cientista e seu
objeto. A neutralidade exige também a não-interferência do cientista no fato
observado. Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como
coisas, isto é, objetos que, lhe sendo exteriores, deveriam ser medidos,
observados e comparados independentemente do que os indivíduos envolvidos
pensassem ou declarassem a seu respeito. Imbuído dos princípios positivistas,
Durkheim queria com esse rigor, à maneira do método que garantia o sucesso das
ciências exatas, definir a sociologia como ciência, rompendo com as idéias e o senso
comum – "achismos” – que interpretavam de maneira vulgar a realidade
social.
8- Por que
o suicídio é considerado um fato social e não um fato individual?
O suicídio,
amplamente estudado por Durkheim, constituía-se, nesse sentido, em fato social
por corresponder a todas essas características: é geral, existindo em todas as
sociedades; e, embora sendo fortuito e resultando de razões particulares,
apresenta em todas elas certa regularidade, recrudesce ou diminui de
intensidade em certas condições históricas, expressando assim sua natureza
social.
9- Segundo
Durkheim qual é a finalidade da sociologia? Para Durkheim, a sociologia tinha
por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para
a vida social.
10- O que é a consciência coletiva? Trata-se
do “conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma
mesma sociedade” que “forma um sistema determinado com vida própria”.
11-
Durkheim pode ser considerado um evolucionista? Justifique sua resposta. Sim,
Durkheim, pode ser considerado um evolucionista. Durkheim considerava que todas
as sociedades haviam evoluído a partir da horda, a forma social mais simples,
igualitária, reduzida a um único segmento onde os indivíduos se assemelhavam
aos átomos, isto é, se apresentavam justapostos e iguais.
12- O que é solidariedade mecânica e
solidariedade orgânica? Solidariedade mecânica, para Durkheim, era aquela que
predominava nas sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se
identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes,
permanecendo em geral independentes e autônomos em relação à divisão do
trabalho social. A consciência coletiva exerce aqui todo seu poder de coerção
sobre os indivíduos. Solidariedade orgânica é aquela típica das sociedades capitalistas,
onde, pela acelerada divisão do trabalho social, os indivíduos se tornavam
interdependentes. Essa interdependência garante a união social, em lugar dos
costumes, das tradições ou das relações sociais estreitas. Nas sociedades
capitalistas, a consciência coletiva se afrouxa. Assim, ao mesmo tempo que os
indivíduos são mutuamente dependentes, cada qual se especializa numa atividade
e tende a desenvolver maior autonomia pessoal.
13-
Por que Durkheim se distingue dos outros positivistas? Durkheim se distingue
dos demais positivistas porque suas idéias ultrapassaram a reflexão filosófica
e chegaram a constituir um todo organizado e sistemático de pressupostos
teóricos e metodológicos sobre a sociedade.
14-
Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim afirma:
“O
sentimento é objeto da ciência, não é critério de verdade científica”. (p.31)
Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do
cientista? Por quê? Não. A verdadeira ciência não deve-se guiar pelos
sentimentos pessoais do cientista. Porque os sentimentos pessoais nada têm de
científico e podem distorcer a realidade dos fatos.
15- (UFU/PAIES/2ª ETAPA/2003) Assinale as
afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) que correspondem às formulações
teóricas de Émile Durkheim sobre a divisão social do trabalho.
( F ) Para
Durkheim, a concentração da população nas cidades, a expansão da produção e da
concorrência econômica, a expansão das comunicações, enfim, o desenvolvimento
da divisão social do trabalho acarretou a diminuição da solidariedade orgânica.
2 ( V )A condensação da sociedade, ao multiplicar as relações intersociais,
leva ao progresso da divisão do trabalho que, quanto mais acentuada, mais reduz
a solidariedade mecânica e aumenta a solidariedade orgânica e os processos de
individualização. 3 ( V )Segundo Durkheim, os indivíduos na sociedade moderna
só existem porque participam de uma divisão social do trabalho altamente
diferenciada por funções especializadas, na qual a consciência coletiva reduz-se
em face da consciência individual. 4 ( V) Na sociedade moderna, os indivíduos
tornam-se solidários na medida em que cumprem uma tarefa ou uma função
especializada, que guarda interdependência com outras tarefas ou funções,
decorrendo, disso, a integração e a unidade do corpo social.
16- De
acordo com a definição de Fato Social formulada por Durkheim, assinale a
alternativa INCORRETA:
a) A
escola é um fato social e – como instituição – cumpre um relevante papel na
formatação do comportamento individual em consonância com as regras e valores
presentes na consciência coletiva. b) O ato de adoecer é um fato social, pois
possuindo motivações biológicas podem ser percebidos como exteriores aos
indivíduos; excetuando-se as doenças psicossomáticas e influenciadas por
fatores sociais. c) A arquitetura de nossas casas constitui um fato social, na
medida em que seguimos padrões e obedecemos a um senso estético exterior às
nossas consciências individuais. d) O sistema eleitoral é um fato social,
porque pertence à esfera da vida política
17-
Sobre a Sociologia de Durkheim assinale com (V) as afirmativas verdadeiras e
com (F) as falsas. a) (F) O objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim é a
ação social. b) (V) O casamento, a educação, a escola, a religião, o crime, são
exemplos de fato social. c) (V) Durkheim se esforçou para emancipar a
Sociologia das demais teorias da sociedade. d) (V) Segundo Durkheim, a
sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também
encontrar soluções para vida social. e) (V) O objetivo máximo da vida social,
de acordo com Durkheim é promover a harmonia da sociedade consigo mesma e com
as demais sociedades. f) (F) O crime não pode ser considerado um fato social
normal. g) (V) A sociedade apresenta como todo organismo, estados normais e
patológicos. h) (F) Sanções espontâneas são aquelas prescritas pela sociedade
em forma de leis nas quais se estabelece a infração e a penalidade subseqüente.
i) (F) Sanções legais são aquelas que surgem como decorrência de uma conduta não
adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence. j)
(F) Segundo Durkheim, o aborto e o suicídio não podem ser considerados fatos
sociais, pois são atos individuais.
18- Para Émile Durkheim, o fato social
constitui o objeto de estudo da Sociologia. Em sua obra As Regras do Método
Sociológico ele formula com clareza os passos da construção desse objeto. A
respeito deste conceito e de outros elaborados por Durkheim, analise as
proposições abaixo. Posteriormente, assinale a alternativa que contenha as
proposições ERRADAS:
1-
I- Segundo
Durkheim, os indivíduos possuem uma constante compulsão para subverter as
regras sociais ou o acordo coletivo, sendo necessário, por isso, a atuação de
órgãos de repressão como a polícia, para garantir a ordem e o respeito às
hierarquias.
II- Segundo Durkheim, a intensa divisão do trabalho social que
caracteriza a sociedade industrial moderna, leva, inevitavelmente, à
predominância de uma solidariedade orgânica, uma vez que é no dia-a-dia que a
interdependência entre os indivíduos pode ser observada, garantindo a coesão
social, e comprovando o maior avanço social da sociedade industrial comparado à
sociedade primitiva.
III- Uma vez identificados e caracterizados os fatos
sociais, a preocupação de Durkheim dirigiu-se à conduta necessária ao cientista
social. Para Durkheim, é necessário que o pesquisador afaste as suas prenoções
e sentimentos pessoais para garantir a objetividade do conhecimento.
IV- Para
Durkheim, o fato social pode ser normal ou patológico. O fato patológico é
aquele não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma
determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior
parte da população.
V- Segundo Durkheim, o trabalho de classificação das
sociedades, deveria ser efetuado com base em apurada observação experimental.
Guiado por esse procedimento, estabeleceu a passagem da solidariedade orgânica
para a solidariedade mecânica como o motor de transformação de toda e qualquer
sociedade.A)
I, II e V. B) I e II. C) II, III e V. D) IV e V. E) I e IV.
19-
“O homicídio constitui um ato odioso em tempos normais e não o é em tempos de
guerra, porque não há neste caso um preceito que o proíba. Isto é, um ato,
intrinsecamente o mesmo, que pode ser condenado hoje por um país europeu, pode
não sê-lo na Grécia, simplesmente porque não violava, pois, na Grécia nenhuma
norma preestabelecida.” DURKHEIM, Émile. Sociologia y Filosofia, p. 160, Buenos
Aires. Kraft, 1951. Após a leitura do trecho acima reproduzido e de seus conhecimentos,
analise as assertivas abaixo julgando-as como VERDADEIRAS ou FALSAS:
A (V) A
noção de normalidade ou patologia só pode viabilizar-se ao considerarmos que
cada sociedade possui uma consciência coletiva singular, e portanto, diferentes
padrões de comportamento.
B (V) O organismo social não é o mesmo em dois
momentos distintos, da mesma forma que muitos organismos vivos mudam sua
morfologia ao longo de sua vida. Por isso, o que é normal hoje, pode não sê-lo
amanhã.
C (V) É patológico o fato social que extrapola os limites permitidos
pela ordem social desafiando a moral vigente.
D (V) É normal apenas o fato
social que é geral, ou seja, faz parte do regulamento social de todas as
sociedades simultaneamente.
E (F) Constitui-se um fato social patológico aquele
que tem conotações diferenciadas em cada sociedade.
1-
20- (UFU/JAN/2004) Em Émile Durkheim, a
Sociologia aparece como conhecimento científico, como uma espécie de
autoconsciência da sociedade. Assinale as alternativas corretas com (V) que
corroboram esse princípio, nos termos de suas formulações teóricas e as falsas
com (F).
2-
A (F) Os fatos sociais instalam-se nos
indivíduos de maneira irrefletida, não permitem que os sujeitos se tornem
conscientes de sua coerção, como acontece na educação, porque se assim o fosse
haveria crítica à sua generalidade e exterioridade e, também, uma revolução
permanente contra as representações coletivas.
B (V) Os conceitos constituem
modos como as sociedades, em certas épocas, representam a natureza, os
sentimentos, os objetos e a as idéias; as categorias do conhecimento são
conceitos que expressam coisas sociais. Ambos são representações coletivas,
irredutíveis aos preceitos individuais, sendo o conceito de religião um
exemplo.
C (F) Os fatos sociais são genéricos, exteriores aos indivíduos e
coercitivos, mas possuem certos limites que permitem a alguns sujeitos,
individualmente, construir novos fatos sociais, como se observa em inúmeros
exemplos de fundadores de religiões, de partidos políticos e de outras
instituições sociais que refletem a consciência humana.
3-
D (F) A ciência e a moral são fenômenos
propriamente humanos, constituídos por representações coletivas, ao contrário
da religião, cuja fonte é de inspiração divina e de humano apenas guarda o fato
de manifestar-se em um profeta, como se vê nas grandes religiões monoteístas,
que formaram a consciência humana no mundo.
21- Sobre a
Consciência Coletiva, um dos principais conceitos sociológicos de Durkheim,
assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:
A (F) Toda
teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais não têm
existência própria, já que dependem daquilo que pensa e faz cada indivíduo em
particular.
B (F) Durkheim afirma categoricamente que no interior de qualquer
grupo ou sociedade, podem ser observadas formas padronizadas de conduta e
pensamento. Isto significa que não existe a consciência individual.
C (V) A
consciência coletiva não se baseia na consciência de indivíduos singulares ou
de grupos específicos, mas está espalhada por toda a sociedade. D (F) A
consciência coletiva aparece como um conjunto de regras fortes e estabelecidas
que atribuem valor e delimitam os atos individuais e a consciência individual
define o que, numa sociedade, é considerado “imoral”, “reprovável” ou
“criminoso”.
22-
Sobre as formulações teóricas de Durkheim, assinale (V) para as afirmativas
verdadeiras e (F) para as falsas:
A (V) Durkheim considerava que todas as
sociedades haviam evoluído a partir da horda, a forma social mais simples,
igualitária, reduzida a um único segmento onde os indivíduos se assemelhavam
aos átomos, isto é, se apresentavam justapostos e iguais.
B (V) Segundo
Durkheim através do processo evolutivo, foi possível uma série de combinações
das quais originaram-se outras espécies sociais identificáveis no passado e no
presente, tais como os clãs e as tribos.
C (F) Segundo Durkheim, a sociologia
não tem o objetivo de comparar as diversas sociedades pelo fato de que todo
comportamento humano, por mais diferente que se apresente, resulta da expressão
de características universais de uma mesma espécie.
D (V) Para Durkheim a
normalidade do fato social só pode ser entendida em função do estágio social da
sociedade em questão, pois do ponto de vista puramente biológico, o que é normal
para o selvagem não o é sempre para o civilizado, e vice-versa.
23.
(UFU/JUL/2007) Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade (1975, p.45), “todo o
sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da
disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade.” Conforme a teoria
desse autor assinale a alternativa correta.
A) Apesar de sua natureza social, o
fim da educação é individual.
B) A educação não possui natureza social,
antagonizando indivíduo e sociedade. C) Cabe à educação constituir no homem a
capacidade de vida moral e social. D) A educação tem por objetivo suscitar o
individualismo a fim de conservar a ordem.
1-
24. (UFU/FEV/2007) Sobre o significado de
consciência coletiva na teoria durkheimiana, marque a alternativa correta.
A)
Representa um conjunto de regras e valores sociais que se coloca acima das
consciências individuais, estabelecendo uma coesão social fundada nas
diferenças entre os membros da sociedade.
B) Representa o conjunto de crenças,
hábitos e sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade, agindo
sobre as consciências individuais e estabelecendo um padrão de comportamento.
C) Está intimamente relacionada à sociedade de grande divisão social do
trabalho, sendo predominante no tipo de solidariedade orgânica, uma vez que
estabelece um alto grau de conformidade e semelhanças a esse tipo de
organização social.
D) Define um tipo de coesão social, particularmente aquele
no qual se estabelece uma rede de funções interdependentes, ao mesmo tempo em
que os indivíduos são diferentes uns dos outros.
25. (UFU/FEV/2007) Acerca da divisão social do
trabalho em Émile Durkheim, marque a alternativa INCORRETA.
A) A solidariedade
do tipo mecânica é marcada por uma relação de justaposição entre os indivíduos
e de forte presença da consciência coletiva em relação às consciências
individuais.
B) A divisão social do trabalho, mais acentuada na solidariedade
do tipo orgânica, pode levar a sociedade a um estado de anomia, isto é. Enfraquecimento
da coesão social.
C) A solidariedade do tipo orgânica caracteriza-se por uma
acentuada divisão do trabalho, resultando em alto grau de especialização e, ao
mesmo tempo, interdependência entre os indivíduos.
D) A partir da divisão
social do trabalho, Durkheim estabelece dois tipos de solidariedade social, a
mecânica e a orgânica, sendo a primeira definida pela predominância das
consciências individuais sobre a consciência coletiva.
26.
(UFU/FEV/2007) Sobre a concepção de fato social para Émile Durkheim, marque a
alternativa correta.
A) O fato social é um tipo ideal que o sociólogo constrói,
sem possibilidade de descobrir leis e tendências gerais.
B) Os fenômenos
sociais decorrem das escolhas racionais que os indivíduos fazem, motivados
estes por tradições, estados afetivos ou objetivos e valores desejados.
C) O
método sociológico não deve se fundamentar na observação empírica, pois esta se
restringe às ciências naturais.
D) O sociólogo deve olhar para os fenômenos
sociais como coisas, controlando suas prenoções e se pautando pela objetividade
comum a outros ramos da ciência.
27.
(UFU/JUL/2006) Sobre a divisão social do trabalho, de acordo com a formulação
de Émile Durkheim, marque a alternativa correta.
A) Quanto maior for a divisão
social do trabalho, maior a solidariedade mecânica.
B) Os serviços econômicos
que ela pode prestar são sua real e mais importante função. C) Não apresenta
nenhuma relação com a coesão social.
D) Seu mais notável efeito é o de tornar
solidárias as funções divididas.
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