Desenvolvimento da motricidade, da linguagem e da cognição


Desenvolvimento da motricidade, da linguagem e da cognição

  •  O indivíduo vive imerso em um espaço em que tanto ele quanto os objetos que o rodeiam forma num conjunto de relações que se estruturam com grande complexidade: daí a necessidade depercebê-las e representá-las mentalmente.O desenvolvimento dele dar-se-á pela apropriação de linguagens e de formas cognitivas mais complexas existentes em seu contorno cultural, a qual ocorre nos inúmeros em que ele estabelece e percebe relações com elementos de sua cultua e as avalia.
  • 2. Desde o nascimento, graças à maturação do sistema nervoso e à realização de tarefas variadas com diferentes parceiros em situações cotidianas, a criança desenvolve seu corpo e os movimentos que com ele pode realizar. Os mecanismos que usa para orientar o tronco e as mãos em relação a um estímulo visual, por exemplo, são complexos e acionados à medida que ela manipula e encaixa objetos, lança-os longe e os recupera, os empurra, puxa, prende e solta. Locomove-se, assume posturas e expressa-se por gestos, que são cada vez mais ampliados.
  • 3. De início o recém-nascido pode apenas diferenciar seu próprio corpo do mundo que o rodeia. Depois toma a s i mesmo como referência para perceber o entorno. A o movimentar o corpo no espaço, recebe informações próprio-perceptivas (cinestésicas, labirínticas) e externo-perceptivas (especialmente visuais) necessárias para interpretar e organizações relações entre os elementos,formulando uma representação daquele espaço.A motricidade também se desenvolve por meio da manipulação de objetos de diferentes formas, cores,volumes, pesos e texturas. Ao alterar sua colocação postural conforme lida com esses objetos, variando a superfícies de contato com eles, a criança trabalha diversos segmentos corporais com contrações musculares de diferentes intensidades. Nesse esforço, ela se desenvolve.
  • 4. Se, até aproximadamente os 6 anos, a criança tem uma perspectiva egocêntrica na sua percepção das relações que estabelece com elementos do espaço-proximidade e distância, ordem e inclusão,continuidade e ruptura, etc.- a partir daquela ida de vai assumir cada vez mais pontos de vista externo-a si mesma para compreender o mundo.
  • 5. Os recursos de que as crianças dispõem, contudo, não constituem apenas atos motores, mas são instrumentos para a realização de atividades simbólicas, como por exemplo, marchar para ser um soldado ou arrastar-se com cuidado para ser um explorador de tesouros, simbolismos que aprende de sua cultura.Além disso, a criança nasce em um mundo onde estão presentes sistemas simbólicos diversos socialmente elaborados, particularmente o sistema linguístico. Este perpassa as atividades produzidas no ambiente humano em que a criança se desenvolve e permite-lhe apropriar-se da experiência das gerações precedentes.
  • 6. A capacidade de adquirir a língua de seu grupo é uma característica específica da espécie humana supõe um equipamento anatômico e neurofisiológico adaptado, particularmente órgão periféricos e sistema nervoso central apropriados e em adequado estado de funcionamento. Contudo, a aquisição da linguagem é um processo sócio-histórico.O desenvolvimento da linguagem apoia-se em forte motivação para se comunicar verbalmente com outra pessoa, motivação parcialmente inata, mas enriquecida durante o primeiro ano de vida na experiências interpessoais com a mãe, pai, irmãos e outros educadores.
  • 7. As crianças engajam-se, desde o primeiro momento, em um processo de comunicação no qual são estimuladas a desenvolver procedimentos que lhes permitem questionar o mundo e apropriar-se dele. Desde cedo o entorno humano empreende uma diligência ativa de integração do bebê em formas pré-construídas da língua: nas atividades conjuntas, parceiros mais experientes apresentam-lhe normas relativas tanto aos comportamentos e às formas de relações interpessoais como às palavrasda língua e suas condições de uso.
  • 8. O desenvolvimento da capacidade de perceber e produzir sons da fala é o precursor mais direto da linguagem. Os bebês logo discriminam sons, são sensíveis a entonações, passam seletivamente areagir a sons próprios de sua língua materna enquanto esquecem outros. Tal desenvolviment ovai se enriquecer com a formação da capacidadetanto de categorização de objetos, que será a baseda denominação e da referência, como de imitaçãoe memória, necessárias para reproduzir padrõesvocais e gestuais. Esse trabalho formativo seprolongará por toda a vida, especialmente por meioda educação escolar, e garantirá a aquisição,reprodução e transformação das significações sociais culturalmente construídas.
  • 9. O sistema linguístico é operável em torno dos 4 a 5anos, época em que a criança domina o essencial dosistema fonológico, conhece o sentido e ascondições de uso de muitas palavras em sua culturae utiliza corretamente a maior parte das formasmorfológicas e sintáticas de sua língua. A partir dos5anos ocorrem novos progressos.Tal sistema continua a se reorganizar e aperfeiçoaraté a pré-adolescência, enriquecido pelasexperiências culturais das crianças, particularmentepor sua vivência escolar.
  • 10. A construção social dos conhecimentos em ambientes socioculturais específicos dependem assim da comunidade de intercâmbio à qual pertence o aprendiz e dos ambientes de aprendizagem criados como recurso para a aprendizagem. Nesses ambientes, tempos, espaços e atividades definem práticas sociais que trabalham diferentes competências ou instituem ritos de formação de habilidades e atitudes julgadas básicas para o desenvolvimento social das novas gerações.
  • 11. De início, pensamento e linguagem têm origensdiversas. Há o pensar sensório-motor e a linguagemnão cognitiva, por exemplo, os balbucios. Noentanto, ambos os elementos convergem nodesenvolvimento para a formação do pensamentodiscursivo.A habilidade da criança para refletir sobre a definiçãode uma palavra é uma capacidade multifacetada e delento desenvolvimento, com precursores cognitivos elinguísticos.Incapaz de definir uma impressão, a criançasimplesmente a exprime, usando uma linguagemexclamativa. Incapaz de “pensar” um fenômeno,fixando suas características essenciais e descartandoas acessórias, ela verbaliza apenas seus elementos mais notáveis.
  • 12. O relato infantil de determinado caso ou evento não busca o equilíbrio entre causas e efeitos, a proporcionalidade entre ação e resultado, a coerência entre as partes. É formado pelo encadeamento de circunstâncias.A descrição de algo pela criança requer-lhe coordenar as próprias impressões e processos mentais  Implica processo gestual, ideomotor, ou identificação do objeto consigo mesmo,estabilizando-o.Por sua vez, as tarefas de definir e de explicar supõem um movimento de isolamento de palavras dentro de um universo e sua reintegração em um todo, trazendo elementos perceptivos  linguísticos e cognitivos de modofortemente indissociável.
  • 13. As respostas infantis parecem indicar a dificuldade do pensamento de identificar, diferenciar e relacionar sucessão, causalidade e pertinência de elementos  de estabelecer relações como as de lugar  tempo, movimento e causalidade.Os discursos dos professores, dos pais e da mídia interagem com as condições psicológicas das crianças em cada idade, produzindo importante combinação de processos pelos quais signos culturais são pessoalmente interpretados e apropriados por elas.A capacidade da criança de recombinar sinais e sentidos  respondendo de forma sempre nova acada situação, interage com a tentativa sistemática das instituições educacionais de controlar suas respostas.
  • 14. Devemos transformar as formas como práticas educativas sã pensadas e considerar a interação social como o elemento mais importante para promover oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento  WALLON, Para saber mais: WALLON Henri. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1989
  • 15. PROCURE OBSERVAR CRIANÇAS DE DIFERENTES IDADES. O FOCADA OBSERVAÇÃO PODE SER O DESENVOLVIMENTO MOTOR, ALINGUAGEM OU O PENSAMENTOCONCEITUAL. NESTE ÚLTIMOCASO, AS CRIANÇAS COM MAISDE 3 ANOS PODEM SERCONVIDADAS A DEFINIRPALAVRAS.
  • 16. ADULTO - É uma ALEGRIA - É umpessoa que sabe palhacinho notudo, mas quando coração da gente.não sabe diz logo:“veja na AMAR - É pensar noenciclopédia”. outro, mesmo quando a gente nem tá pensando.
  • 17. BOCA - É a CABELO - É umagaragem da língua. coisa que serve pra gente não ficarBONITA - “Se eu careca.sou bonita ouinteligente? Se eu CALCANHAR - É osou bonita, você vê queixo do pé.na cara. E se eu souinteligente, nemrespondo a umapergunta bobadessas”.
  • 18. CHOCOLATE - É CRIANÇA - Seruma coisa que a criança é nãogente nunca estragar a vida.oferece aos amigosporque eles DEUS - Um dia euaceitam. disse que Deus era muito distraído eCOBRA - É um todo mundo riu. Sóbicho que só tem não sei a graça querabo. isso tem.
  • 19. ELÉTRONS - São os FÉ - É umamicróbios da menininha, naeletricidade. praia, esvaziando o mar com umESPERANÇA - É um baldezinho depedaço da gente plástico furado.que sabe que vaidar certo. FUTEBOL - É um jogo em que, às vezes, a trave joga melhor que o goleiro. Pega tudo.
  • 20. FUTURO - É tudo MENTIRA - (ouve-seque vem depois e, o estraçalhar de umquando chega, já vidro no banheiro eera. o menino grita) - “É mentira do barulho!”INFERNO - É umlugar onde a gentemorre muito mais. MISTÉRIO - É uma coisa que a gente não sabe explicar direito e, quando explica, já não é.
  • 21. NAMORADO - É PIADA - É umauma pessoa que coisa engraçadatem medo do claro. que perde a graça quando a pessoaNEVOEIRO - É avisa que vai ser.poeira do frio. POLUIÇÃO - ÉPACIÊNCIA - É uma sujeira docoisa que mamãe progresso.perde sempre. REDE - É uma porção de buracos amarrados com barbante.
  • 22. REFLEXO - É SAUDADE - Équando a água do quando uma pessoalago se veste de que devia estarárvores. perto está longe.RELÂMPAGO - É um SONO - É saudadebarulho rabiscando de dormir.o céu. SORTE - É a gente acordar, se preparar pra ir pra escola e descobrir que é feriado nacional.
  • 23. STRIP-TEASE - É VEIAS - São raízesmulher tirando a que aparecem noroupa toda, na pescoço dasfrente de todo meninas quemundo, sem ser pra gritam.tomar banho.TRISTEZA - É umacriança com gesso VIDA - A vida deno pé, sem muita gente é sóassinatura. gol contra. VIDA - A vida a gente não explica. Vive.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo do Livro Guerreiros do Asfalto

ética e moral?

Significado de Equidade