Algumas tentativas de negócio electrónico no B2C
Algumas tentativas de negócio electrónico no B2C
MODELOS | VARIANTES | EXEMPLOS | DESCRIÇÃO |
Portal | Horizontal | Yahoo.com MSN.com | Oferece um conjunto integrado de serviços e conteúdos, permite fazer buscas, participar em chats, fazerdownloads de música, video streaming, entre outras funcionalidades |
E-tailer | Vertical | Automobile.de iBoats.com | Oferece serviços e produtos especializados |
Mercado Virtual | Amazon.com | Versão online de retalho em que os clientes podem aceder à loja e comprar a qualquer hora do dia ou da noite em casa ou no escritório | |
Click and Mortar | Walmart.com | Canal de distribuição online e também venda com presença física | |
Mercado de catálogo | Laredoute.com | Versão online de venda por catálogo | |
Centro comercial online | Fashionmall.com | Versão online de centro comercial | |
Fornecedor de conteúdos | Lazer e Informação | Sportline.com CNN.com | Informação e entretenimento, fornecedores de sites de desporto, informação de vendas, notícias de última hora, entre outros |
Broker | Licitações e outras formas de pricing dinâmico | E-trade.com Expedia.com Monster.com | Fees de transacção |
Criador de mercado | ebay.com Priceline.com | Fees de transacção | |
Prestador de serviços | xDrive.com myCFO.com | Venda de serviços | |
Apoio à comunidade | About.com BlackPlanet.com | Publicidade, subscrição de sócios |
Quadro 7.1 - Modelos de comércio electrónico B2C (Carvalho, 2006, p.59).
[editar]B2C na logística
Inicialmente, a preocupação deste tipo de negócio era conseguir cada vez mais adeptos, ganhando massa crítica. Hoje, as preocupações estão voltadas para o serviço, pelo que as atenções recaem, inexoravelmente, sobre o sistema logístico. A certeza da entrega dos produtos encomendados via Internet, em boas condições e no prazo prometido, é um ponto fundamental do mercado virtual. No comércio electrónico, a estruturação da logística é essencial para o sucesso das organizações. Na nova era digital, é importante reconhecer ainda que a percepção do desempenho logístico se torna diferente para o cliente, porquanto as exigências tendem a tornar-se superiores face à facilidade com que se percepciona a existência do produto, se encomenda e paga – embora somente em termos virtuais. Nestas condições, o cliente pode transitar de um fornecedor para outro com maior frequência, procurando o fornecedor que lhe ofereça mais vantagens e apresente melhores níveis de desempenho em termos de serviço efectivo(Carvalho, 2006, p.42).
Nas transacções B2C, quando o número de encomendas começa a ascender a valores interessantes para o negócio, o que é frequente, os custos de picking e de acondicionamento sobem também. Esses custos constituem assim efeitos que podem ser «demolidores» em termos de logística e de custos associados. Preterir a operação à palete ou à caixa, com múltiplas subcaixas, para passar a uma operação à unidade torna o negócio, sobretudo quando existe heterogeneidade de pesos e volumes logísticos nos produtos em causa, muito sujeito a grande frequência de erros. A logística, mais uma vez, encontrará novos desafios e formas de encarar custos, encadear e definir rotas (Carvalho, 2006, p.44).
[editar]Referências
- CARVALHO, José Crespo de; ENCANTADO, Laura - Logística e negócio electrónico [Em linha]. Porto, SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação, Consultadoria Empresarial e Fomento da Inovação, S.A., 2006. [Consult. 29 Abr. 2008]. Disponível em WWW: <URL:http://www.spi.pt/negocio_electronico/documentos/manuais_PDF/Manual_VI.pdf>. ISBN 978-972-8589-67-7
- Disponível em WWW: <URL:http://projects.bus.lsu.edu/independent_study/vdhing1/b2c/>
[editar]Bibliografia
- KRISHNAMURTHY, Sandeep - E-commerce management: text and cases. Australia: Thomson/South-Western, 2003. ISBN 978-0-324-15252-4.
- CHAFFEY,Dave - E-business and e-commerce management: Financial Times Prentice Hall, 2007. ISBN 978-0-273-70752-3.
- SCHIEDERJANS, Marc J.; CAO Qing - E-commerce operations management: World Scientific, 2002. ISBN 978-981-238-016-6. http://pt.wikipedia.org/wiki/B2C
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