Crise ética contemporânea

Leonardo Boff - Ética e Ecologia desafios do século XXI

Olhando ao nosso redor, percebemos 

Éticas contemporâneas

O utilitarismo é uma das teorias mais debatidas no mundo contemporâneo e apresentou uma nova feição a partir do século XX, mas que não conseguiu afastar as críticas mais contundentes ao princípio da utilidade que se baseia no cálculo da felicidade.
A partir da década de 1960, ocorreu uma explosão de novas possibilidades para ética. Surgiu, assim, o que denominamos de ética aplicada, tendo, na década posterior, de 1970, a sua estabilização com denominações variadas, tais como: bioética, ética ambiental e ética dos negócios. Cada uma dessas esferas passou a atuar com seus métodos próprios, em razão das especificidades de cada área do saber envolvida (CANTO-SPERBER, 2013).
Muitas são as dissensões entre os especialistas quanto ao fato de, verdadeiramente, haver alguma relação mais profunda entre as práticas pertinentes ao mundo contemporâneo de cada uma dessas éticas aplicadas e a longa tradição filosófica que nos oferece teorias morais como a de Aristóteles, Kant, Bentham e Mill. Todos, autores que apresentaram teorias morais substanciais, porque definiram a noção de bem e o processo de deliberação racional para escolha da melhor conduta (CANTO-SPERBER, 2013).que vivemos uma grande crise ética contemporânea, crise que envolve a humanidade. Sobre essa reflexão, no horizonte da ética do utilitarismo, assista à entrevista com o filósofo e professor Carlos Drawin e observe como ele diferencia a crise cultural da crise contemporânea.

Ética ambiental

ética ambiental, também conhecida como ecoéticaética do meio ambiente ou até ecofilosofia, abrange o campo de questões que tem por objeto as relações que o ser humano mantém com a natureza. E assim busca investigar maneiras de ser e agir que respeitem a dignidade humana em sintonia com a dignidade de todos os seres vivos e a integridade da biosfera. Por quê? Porque há uma grande contradição no mundo contemporâneo que desencantou o projeto iluminista: apesar de todo suposto avanço tecnológico, enfrentamos as poluições, a escassez de bens valiosos como a água, o desaparecimento da diversidade biológica em determinados lugares, a produção de materiais tóxicos etc. (CANTO-SPERBER, 2013).

Bioética

bioética, por exemplo, relaciona o ser vivo e a tecnologia. Numa definição sintética, podemos dizer que se trata de “um novo campo de interrogações éticas sobre as práticas tecnocientíficas em biomedicina” (CANTO-SPERBER, 2013, p. 391), em um diálogo multidisciplinar que ultrapassa a ética médica, envolvendo o mundo jurídico, cultural, científico, religioso e filosófico.

Ética profissional

ética profissional é muito ampla e poderá ter vários segmentos, tendo em vista o grande número de setores profissionais no mundo contemporâneo. Nesse campo do saber, a ética enfrenta dilemas de ordem socioprofissional que desafiam valores importantes, tais como: a lealdade, a confidencialidade, a responsabilidade social, a honestidade, a integridade profissional etc. (CANTO-SPERBER, 2013).

Ética ambiental

ética ambiental, também conhecida como ecoéticaética do meio ambiente ou até ecofilosofia, abrange o campo de questões que tem por objeto as relações que o ser humano mantém com a natureza. E assim busca investigar maneiras de ser e agir que respeitem a dignidade humana em sintonia com a dignidade de todos os seres vivos e a integridade da biosfera. Por quê? Porque há uma grande contradição no mundo contemporâneo que desencantou o projeto iluminista: apesar de todo suposto avanço tecnológico, enfrentamos as poluições, a escassez de bens valiosos como a água, o desaparecimento da diversidade biológica em determinados lugares, a produção de materiais tóxicos etc. (CANTO-SPERBER, 2013)
.Justiça o que é fazer a coisa certa Aula 02

Agora que você conheceu alguns aspectos da teoria moral do utilitarismo de Bentham e Mill, assista ao vídeo de Michael Sandel e responda à seguinte questão: Diante de circunstâncias extremas, pode-se aplicar o princípio da utilidade e sacrificar a vida humana ou a sua liberdade, tal como ocorre no caso do navio Mignonette, em 1884?

Resposta

Michael J. Sandel problematiza a doutrina consequencialista que poderia fornecer o fundamento moral para legitimar o homicídio de um para salvar a vida de outras pessoas.

Crise ética contemporânea

Olhando ao nosso redor, percebemos que vivemos uma grande crise ética contemporânea, crise que envolve a humanidade. Sobre essa reflexão, no horizonte da ética do utilitarismo, assista à entrevista com o filósofo e professor Carlos Drawin e observe como ele diferencia a crise cultural da crise contemporânea.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo do Livro Guerreiros do Asfalto

ética e moral?

Significado de Equidade