Mauro Cappelletti


Resultado de imagem para Mauro Cappelletti

Um dos grandes processualistas italianos, Cappelletti nasceu na cidade de Folgaria (Trento), em 14 de dezembro de 1927. Foi discípulo de Calamandrei, exercendo o magistério na Universidade de Florença, depois em Macerata, vindo mais tarde a ensinar no Instituto Universitário Europeu, em Fiesole. 
Como escreveu o prof. Barbosa Moreira (REPRO 119), Cappelletti partilhou com Calamandrei, "na substância, o gosto pelos temas processuais relacionados com o direito constitucional e, na forma, o requinte da exposição clara e elegante". 
Sua obra foi marcada pelo interesse nos aspectos políticos do processo, recebendo especial atenção o tema do "acesso à justiça". Aliás, sua obra mais conhecida no Brasil (em co-autoria com o professor Bryant Garth) recebe este título, tendo sido publicada pela editora Sérgio Fabris, de Porto Alegre.
Também se destacou no estudo dos conhecidos "interesses difusos e coletivos", que influenciou sobremaneira as transformações sofridas pelo direito brasileiro nesta seara. Além disso, interessou-se pela atividade comparatística, a partir da qual várias obras foram escritas, destacando-se o livro The judicial process in comparative perspective (Oxford, 1989).
Presidiu por longo tempo a Associação Internacional de Direito Processual. Há cerca de dez anos descobriu-se que sofria do mal de Alzheimer, enfermidade mental incurável. Faleceu em 1º de novembro de 2004, em Florença, pouco antes de completar 77 anos.
Eis alguns livros de sua autoria, publicados no Brasil: Acesso à Justiça, em co-autoria com Bryant Garth (Ed. Sérgio Fabris), Controle judicial de constitucionalidade das leis no direito comparado (Ed. Sérgio Fabris), Juízes irresponsáveis? (Ed. Sérgio Fabris), Juízes legisladores?(Ed. Sérgio Fabris) e O processo civil no direito comparado (Ed. Líder).
Imagem relacionadaImagem relacionada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo do Livro Guerreiros do Asfalto

ética e moral?

Significado de Equidade